sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Staking de Criptomoedas – Como Funciona? - Passeios em Alagoas

O mercado de criptomoedas vem crescendo bastante ao longo do tempo, tornando cada vez mais comum assuntos relacionados a staking de criptomoedas. Podemos inclusive dizer que é uma das formas de como ganhar dinheiro com criptomoedas queridinha de quem quer investir a longo prazo e não quer ter muito esforço para manter esse investimento.  

Mas afinal, o’que é staking? Como funciona? Não se preocupe, trouxemos um conteúdo completo para conseguir te ajudar a entender de uma vez por todas tudo sobre staking de criptomoedas. E começaremos com as criptomoedas, que são moedas descentralizadas que só existem no mundo digital. Não existe um banco central que as controla e/ou emite. Elas são criadas dentro de “um banco de dados” que recebe o nome de rede blockchain. 

Agora acompanhe nas linhas seguintes a melhor explicação sobre staking de criptomoedas que poderá encontrar nos dias atuais. Tenha uma excelente leitura e muito sucesso com o seu staking de criptomoedas. 

Staking de Criptomoedas o que é? 

O que é staking de criptomoedas? Ou traduzindo o termo staking, o que é aposta de criptomoedas? Podemos iniciar este tópico dizendo que o staking de criptomoedas é uma das formas de ter uma renda passiva criptomoedas. 

 Da mesma forma que conhecemos as famosas Poupanças dos bancos convencionais, realizar staking de criptomoedas pode ser equiparado a elas. Você deixa sua criptomoeda em uma rede por um tempo determinado ou não e recebe juros sobre a criptomoeda que você deixou parada lá.  

Saber como ganhar dinheiro com bitcoins por exemplo pode ser muitas vezes difícil para um investidor iniciante na área das criptomoedas. É possível conseguir ganhar dinheiro com criptomoedas através de mineração, empréstimos, executando um Lightning Node, através de Programas de afiliados, forks e airdrops, staking de criptomoedas, entre outros.  

Mas falando do staking de criptomoedas, quando você deixa suas criptomoedas em staking ela é usada para a manutenção dos fundos e execução de muitas funções de rede, incentivando a segurança da rede e sua manutenção, em troca você recebe recompensas por isso.   

Como funciona o Staking em criptomoedas? 

O staking de criptomoedas é realizado pela prova de participação. Onde se seleciona participantes honestos para verificar blocos sendo adicionados à rede. Visando a segurança da rede e evitando ações maliciosas, pois o staking reúne os participantes para que eles deixem seus ativos bloqueados na rede, assim, agindo honestamente para o bem de seus ativos que estão bloqueados e para o bem da rede, sendo recompensados após um período, saiba mais como ganhar dinheiro com bitcoins 

Hoje é possível encontrar dois tipos de mineração de criptomoedas:  

  • a proof-of-work, que é feita por prova de trabalho, é a mineração de bitcoin, de ethereum e outras criptomoedas, onde se utiliza computadores potentes e com altos consumos, para gravar as transações e reuni-las em blocos, e depois uni-los uns aos outros criando uma blockchain, basicamente quem encontrar primeiro a resposta deste complexo quebra-cabeça matemático adiciona o próximo bloco na blockchain, recebendo recompensas por isso. 
  • a proof-of-stake, chamada de mineração limpa, é a mineração por validação, por prova de participação, onde é possível deixar sua criptomoeda alocada é bloqueada na rede para participar da forja de um novo bloco e receber as recompensas por isso. 

Apostando em criptomoedas, os validadores bloqueiam as suas criptomoedas na rede para dar a elas a chance de ser aleatoriamente selecionada pelo protocolo que cria um bloco. Assim, não é preciso ter poder computacional para criar um bloco de dados de transações e sim resumindo, quando se faz um staking de criptomoedas ou aposta de criptomoedas, o tamanho da aposta criptomoedas é que determina o tamanho da chance da forja de um novo bloco e consequentemente maior será o valor da recompensa. 

O valor de criptomoedas que fica bloqueado (o Stake) é que faz os validadores se manterem incentivados a manter a segurança daquela rede em que estão. Dando ao staking a função de manutenção de uma carteira. 

Com qual criptomoeda é possível fazer o Staking? 

É possível encontrar várias criptomoedas para fazer Staking, mas algumas das redes blockchain que oferecem o staking de criptomoedas são: 

  • BNB Chain  
  • BNB Smart Chain 
  • Solana 
  • Avalanche 
  • Polkadot 

Dentro dessas exchanges é possível encontrar as criptomoedas que utilizam a prova de participação (proof-of-stake) e podem ser usadas para staking. As principais são: 

  • Cardano (AD); 
  • Ethereum (ETH); 
  • Solana (SOL); 
  • Polkadot (DOT); 
  • Avalanche (AVAX); 

Como começar? 

Para começar a fazer staking de criptomoedas e ter uma renda passiva com criptomoedas é preciso ter uma criptomoeda que seja baseada em proof-of-stake, é possível comprar a moeda ou ainda ganhar, assim como ganhar bitcoins jogando e fazer um “swap”, uma troca, por uma criptomoeda que é proof-of-stake, para o caso de a criptomoeda adquirida não ser proof-of-stake. 

Encontre uma corretora que seja especializada, como por exemplo a Binance, e saber o que é staking binance. Esteja com sua criptomoeda nesta exchange, escolha a opção de staking e selecione a quantidade de criptomoedas e o tempo que deseja deixar a criptomoeda presa.  

Após passado o tempo é possível receber a participação investimentos do que foi feito. Após resgatar a quantidade do staking de criptomoedas mais os juros que renderam, é possível efetuar a troca por outra criptomoeda, vender por dinheiro para fazer o saque ou mesmo refazer o staking de criptomoedas, e o que achar melhor. 

Realizar staking Binance vale a pena por ser uma das maiores corretora de criptomoedas do Brasil, pois já possui uma confiança de mercado. Lembre-se sempre de procurar corretoras sérias que irão honrar com os seus ativos digitais. 

Qual os ricos de fazer Staking? 

Falando em staking de criptomoedas é muito importante também falar sobre quais os riscos que ele traz. Veja abaixo alguns: 

  • Quando se faz staking a longo prazo não é possível retirar essas criptos antes da hora, muito menos vender para aproveitar uma alta ou uma sequência de quedas, e o valor da moeda ao final deste prazo pode ter caído drasticamente. O que pode fazer com que o valor final seja muito inferior ao valor inicial. Por se tratar de uma criptomoeda, elas são muito voláteis, o preço pode oscilar com frequência e não é possível garantir que tenha valorização a longo prazo. 
  • Além disso, para realizar staking de criptomoedas muitas vezes é predefinido uma quantidade mínima para realizá-lo, o que pode gerar um alto investimento inicial, para que se consiga adquirir a quantidade necessária para realizar o staking. 
  • Um dos riscos seria o chamado “ataque 51%”, que é mais provável em redes proof-of-stake. Se o preço da criptomoeda cair muito ou ter uma baixa capitalização de mercado, alguém poderia conseguir assumir o controle da rede caso comprasse mais de 50% das criptomoedas. 
  • Importante também citar o risco de perda total dos ativos caso um staking pool seja invadido ou sofra algum bug, por exemplo. Por não ter nenhum tipo de seguro as chances de recuperar as perdas são quase nulas. E caso o validador não exerça a sua função corretamente, pode ter o risco de perder todas as recompensas. 

Como funciona os retornos do Staking criptomoedas? 

Não é possível responder de uma forma simples a essa pergunta, pois o staking de criptomoedas é realizado por várias redes de blockchain, e cada uma pode ter um meio diferente de cálculo de participação de criptomoedas. Além disso, as exchanges normalmente cobram uma taxa, que pode afetar o rendimento final. Por este motivo é importante analisar qual a exchange que cobra a menor taxa e com um histórico muito bom de validação, ou seja, de criação de bloco de informação. 

Alguns retornos de staking de criptomoedas são calculados de bloco em bloco, considerando, por exemplo, a quantidade de criptomoedas que o validador possui, o tempo ativo que o validador está apostando criptomoedas, a taxa de inflação, a quantidade total de criptomoedas que estão em stake dentro da rede, entre outros. 

Sempre que é adicionado um novo bloco à blockchain, são criadas novas criptomoedas, que por sua vez, normalmente são as recompensas distribuídas àqueles que apostaram naquela criptomoeda, porém deste modo, não é possível saber quanto será o rendimento, uma vez que é distribuído o que foi criado. 

É também possível encontrar, staking de criptomoedas que são recompensados com outro tipo de criptomoeda, mas é possível ter esta informação antes de confirmar o staking de criptomoedas. 

Há algumas redes que utilizam a inflação como forma de incentivar o usuário a realizar o Staking, prometendo uma recompensa com uma porcentagem fixa, distribuída aos validadores como se fosse uma compensação pela inflação ao em vez de dar uma probabilidade de quanto será a recompensa. 

staking de criptomoedas

Staking de criptomoedas contra a desvalorização e inflação 

Com o tempo a inflação e a desvalorização é algo natural. No mundo das criptomoedas também não é diferente. E o staking é uma ótima alternativa para manter uma reserva de valor em meio a este mercado descentralizado e alternativo. 

Quando é preciso combater a inflação e se tem um aumento de juros, é muito importante fazer um investimento de dinheiro para que ele não perca seu poder de compra, e o staking de criptomoedas faz exatamente isso com seus ativos digitais. 

Mas mesmo sendo uma alternativa de reserva de valor, o staking de criptomoedas precisa ser bem avaliado e levar em consideração a sua volatilidade antes de efetuar o staking de criptomoedas. 

Os preços das criptomoedas variam conforme a lei da oferta e demanda. Quanto mais atenção, e procura ela obtiver o seu valor tende a subir. Principalmente quando o número de criação é limitado. Mas não é uma regra. Por exemplo em criptomoedas atreladas a jogos online, por não se tratar de investidores, a maioria delas acaba caindo significativamente o valor, pois o que se observa, é que o jogador não está interessado em ter grandes lucros e sim apenas em conseguir vender a criptomoeda o mais rápido possível. Puxando o seu valor cada vez mais para baixo. 

É sempre importante lembrar, que apesar de fazer staking de criptomoedas é uma forma de obter uma renda passiva, ela não é 100% segura, apresenta riscos como qualquer outro investimento. É importante estudar cada uma, ler livros e ler relatórios de diversos analistas, ter plena consciência dos riscos, para conseguir reconhecer e aproveitar uma ótima oportunidade. Além, claro, de acompanhar o mercado antes de investir em um staking de criptomoedas. 

Segundo o infomoney criptomoedas, a Mastercard, uma gigante de pagamentos, lançou no dia 04/10/2022 um serviço novo que possibilita avaliar o perfil de risco das exchanges de criptomoedas. Os emissores de cartão poderão acompanhar as medidas de aprovação de transações, taxas de recusa e uma classificação de referência entre as exchanges de criptomoedas.  

O que vai facilitar na hora de escolher qual a exchange de criptomoedas utilizar, tornando assim, o processo de compra mais fácil e possivelmente mais seguro. Que este texto tenha sido esclarecedor e que você consiga ter muito sucesso na sua trajetória com a manipulação de criptomoedas. 

O post Staking de Criptomoedas – Como Funciona? apareceu primeiro em 4 Mãos.



fonte original: 4 Mãos https://ift.tt/p1kEvLa

Nenhum comentário:

Postar um comentário