Mas afinal como montar uma consultoria online? Será que é necessário ter uma plataforma para atender digitalmente? Quais são as bases da consultoria digital? E é isso e muito mais que responderá esse artigo, acompanhe!
2 bases da consultoria online
Base 1 – Mantenha o foco na construção do produto de consultoria utilizando o método correto
Isso mesmo! Nunca abra mão do grande conselho da consultoria que é transformar com base no conhecimento e experiência de alguém.
Dessa forma você consegue entregar conhecimento em doses corretas, texto curto e objetivo, vídeo curto e objetivo e atividades de transformação.
Base 2 – Lembre-se a disponibilidade é infinitamente mais importante do que a presença
Na consultoria digital você está lá 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias do ano.
Isso força a interação através dos canais dentro de uma plataforma ou não.
No caso da consultoria online é recomendado que você utilize uma única plataforma. Por exemplo, o Evolutto, afinal todas as informações do projeto precisam estar atrelados ao processo de atendimento e desenvolvimento do seu cliente.
Lembrando sempre de checkpoints obrigatórios para garantir que tudo está bem e o cliente não vai progredir com erros e é por isso que é tão essencial você estar 100% disponível para o seu cliente.
Consultoria online tem que ter plataforma?
Leve tudo para uma plataforma!
Isso não é uma força de expressão.
Com isso você terá mais previsibilidade no modelo, mesmo que você opte pela consultoria híbrida, onde ainda se faz a necessidade de você ir pontualmente até o seu cliente.
Use a tecnologia como a sua aliada e como uma integração de todo o processo de transferência de conhecimento e atendimento.
Afinal quanto mais o seu método estiver disponível em uma plataforma online, como o Evolutto, por exemplo, mais escalável ela se torna, menos riscos e menos chances de erros no padrão de qualidade do seu método.
Lembre-se digitalizar sua consultoria não é o mais difícil, o mais difícil é escalar sua operação de consultoria, e no caso para fazer isso utilize a tecnologia, uma plataforma como sua aliada no processo será um catalisador pra você multiplicar seus clientes, o faturamento e o número de projetos atendidos por cada consultor.
O que não pode faltar na consultoria online
É fundamental entender e dominar o método.
Você desenvolveu o seu jeito de transformar os clientes, aprimorou com estudos por anos e anos, colocando em prática e certamente possui diversos cases de sucesso dos próprios clientes que mostram resultados positivos utilizando o seu jeito, o seu método.
Mas sabe o que muda na digitalização de sua consultoria?
Absolutamente nada!
Você não precisará renunciar a nada, a única coisa que será necessário para você conseguir trazer a sua consultoria tradicional para o meio digital, será uma plataforma.
Portanto, o que não pode faltar de jeito nenhum na hora de digitalizar sua consultoria é:
– Manter o seu método
– Estar disponível por meio de uma plataforma
– Aprimorar o seu produto de consultoria sempre
Passo a passo para montar sua consultoria online
A primeira coisa a se fazer é produtizar.
O processo de produtização consiste em trazer o seu método de consultoria para produtos de consultoria, ou seja, encapsular o seu conhecimento em formas de:
– Textos
– Vídeos
– Atividades de execução
– Checkpoints
– Diagnósticos
– Materiais (planilhas, relatórios, documentos, etc.)
E deixar tudo isso disponível em uma plataforma online, como o Evolutto, em um passo a passo da mesma forma que você executa de forma tradicional e que você garante resultados.
O segundo passo é precificar
Lembre-se um consultor no modelo digital consegue atender até dez vezes mais, tendo em vista que todo o contato é feito de forma online, através de chats e chamados.
Assim como a aquisição de clientes pode ser feita também através de marketing digital, então os custos de aquisição podem mudar e não depender apenas de indicação pode ser algo que você sempre sonhou pra sua consultoria.
E para dominar as despesas da consultoria digital essa planilha pode te ajudar.
Terceiro passo é marketing e vendas
Dominar o processo de marketing e vendas é essencial para uma consultoria online, na verdade para qualquer negócio.
A diferença aqui é que quando você está online, você está competindo com o Brasil inteiro, ou seja, quando a competição é maior você precisa ser diferente, afinal o que era diferencial antes, hoje é obrigação.
E já olhando para vendas, dominar técnicas como o spin selling, bant e outras mais é imprescindível, afinal as reuniões são realizadas de forma online o que é um tanto quanto mais frio do que quando comparado ao pessoal onde você consegue persuadir o prospect criando uma situação onde favorece o fechamento.
O quarto passo é atendimento e gestão
Aqui como mencionado anteriormente é indispensável que o consultor tenha uma plataforma, como o Evolutto, para ter rastreabilidade, controle e padronização.
Se manter 100% online exige disciplina e principalmente tecnologia envolvida para que sua consultoria gere relatórios automáticos, seu cliente consiga consumir sua consultoria a hora que quiser, assim como o dono da consultoria fazer a gestão dos seus consultores e garantir que o seu método está sendo seguido.
Então se você é dono de consultoria e quer trazer sua consultoria pro meio digital, você já sabe o que deve fazer.
E caso você ainda não seja um consultor digital ou seja um consultor autônomo o melhor caminho que você deve seguir é começando por um curso, para aí sim estar pronto para conseguir digitalizar sua consultoria por completo.
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