Se você encontrou esse texto é porque você precisa saber qual é o objetivo da contabilidade, e felizmente você encontrou o texto certo! Durante a leitura desse texto você saberá tudo sobre qual objetivo da contabilidade, como a contabilidade pode te ajudar no andamento do seu negócio, o que um contador faz, e claro que não podemos falar de tudo isso sem deixar de falar do conceito contabilidade.
Temos certeza que até o final desse texto você entendera claramente qual o objetivo da contabilidade então vamos entender tudo isso sem mais delongas.
Qual é objetivo da contabilidade?
Se você procurar estudar apenas o básico da contabilidade ira ver que ela envolve todos os ganhos e despesas da empresa, controla tudo que sai, tudo que entra, o ativo, o passivo mostra o resultado do patrimônio liquido além de calcular todos os custos e despesas, sem duvida alguma a contabilidade é essencial para qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.
Sabendo disso podemos perceber que o objetivo da contabilidade é fazer com que a sua empresa esteja em dia com suas obrigações, e que tenha os seus direitos garantidos. Além de tudo isso se você ainda não tem sua empresa ou esta começando a contabilidade pode cuidar de todo o processo de abertura de empresa sem que você precise se preocupar com as documentações e coisas relacionadas a abertura de sua empresa.
O que é contabilidade?
Para que você possa entender mais qual o objetivo da contabilidade precisamos falar antes sobre o que é a contabilidade.
A contabilidade é uma ciência social aplicada ( que se aplica as pessoas jurídicas), tem como o principal objetivo controlar o patrimônio (bens) da empresa ajudando os gestores, empreendedores e administradores a criarem estratégias e tomar as melhores decisões para a empresa, analisando assim toda a situação da empresa, principalmente a situação econômica e financeira.
Dentro da contabilidade existem várias áreas especificas, ou seja, contadores que se especializam a fundo em algumas áreas, e elas são:
- Contabilidade gerencial
- Contabilidade pública;
- Perícia contábil;
- Contabilidade de custos:
- Auditoria interna e externa entre outras especializações.
Qual é o conceito contabilidade?
A contabilidade é a ciência que estuda as movimentações patrimoniais, ( onde o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio) ou seja, direitos e obrigações das empresas visando assim trazer resultados contábeis.
É através da contabilidade que são formados os demonstrativos financeiros e econômicos, e os benefícios que a contabilidade traz as empresas é a interpretação correta da situação financeira da empresa, os dados concretos para melhor tomada de decisão, arca com as obrigações fiscais e claro que o maior benefício é ter um profissional da contabilidade que acompanhe todo o processo da sua empresa de perto.
Origem do termo contabilidade?
A palavracontabilidade vem do termo italiano contabilità, mas a contabilidade em si existe desde o começo da civilização do homem, onde o homem viu que era preciso ter um controle de seus bens para que pudesse obter lucros e evitar que faltasse no futuro.
Como antigamente não existiam as ferramentas que possuímos hoje nem a escrita para ter o controle das coisas os homens usavam o que tinham no momento e por isso usavam as paredes, grutas, ossos e desenhos.
Com o passar do tempo o homem foi evoluindo e criando novas estratégias para contabilizar seus bens e negócios, como terras, gados e etc (aqui vemos que o objetivo da contabilidade sempre foi ter o controle do patrimônio.).
Porque a contabilidade é essencial para os negócios?
Vimos até aqui que a contabilidade foi criada à centenas de anos atrás e o objetivo da contabilidade desde sempre foi manter em dia os bens, direitos e obrigações fazendo com que tudo estivesse sob controle.
Hoje em dia as coisas mudaram muito, mas a preocupação com o patrimônio continua, e atualmente as pessoas já possuem ferramentas e conteúdos que facilitam a contabilidade das empresas isso mostra o quão importante a contabilidade é, pois desde os tempos antigos ela é usada e vem se inovando.
A contabilidade é essencial para os negócios, pois com a ajuda de um contador ou um escritório de contabilidade é possível manter a saúde financeira de sua empresa saudável, além de manter os impostos (obrigações) em dia, ter a documentação da sua empresa toda certa e principalmente ter o controle de tudo que entra e sai de sua empresa.
Qual a responsabilidade do contador com seu negócio?
A responsabilidade do contador é cumprir com as obrigações contábeis a cuidar da parte civil, tributaria e penal de sua empresa.
As responsabilidades de um contador se dividem em três partes porque na parte civil ele deve: Cuidar dos prazos, do balanço patrimonial, das elaborações de contratos, folha de pagamento, das contas a pagar e também das contas a receber e dos registros comerciais.
Já na responsabilidade tributaria o contador deve se atentar nos impostos e no regime tributaria do seu negócio.
Os impostos que o contador fica responsável por gerenciar são os federais, estaduais e municipais, como:
- CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido);
- PIS (Contribuição para o Programa de Integração Social);
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- IPTU ( Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana);
- ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis);
- ITCMD (Imposto sobre a Mortis e Doação de Bens ou Direitos);
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- ISS – Imposto sobre Serviços de qualquer natureza;
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
- IOF (Imposto de importação).
Na responsabilidade penal o contador deve responder quando surgir uma infração, ou seja, é o contador que precisara restar contas a justiça caso aconteça qualquer tipo de crime relacionada à área.
Quem pode exercer a função de contador?
Essa é uma questão de extrema importância, pois já vimos que o objetivo da contabilidade para a empresa é muito importante e por isso deve ser acompanhada por profissionais qualificados.
Para exercer a função de contador a pessoa precisa ser formado em uma graduação ou técnico em contabilidade e precisa possuir o registro no CRC (Concelho Regional da Contabilidade), sem o registro no CRC o contador não esta apto a exercer a profissão.
Quanto é o salário para um contador?
O salário de um contador pode variar muito, visto que ira depender de vários fatores, como se é recém-formado ou já tem experiência, se trabalha por conta própria ou em um escritório de contabilidade e assim por diante, mas podemos dizer que o salário de um contador esta entre R$3.000,00 até R$7.000,00.
Quais são as áreas de atuação de um contador?
Como citamos um pouco a cima o contador pode atuar em diversas áreas de atuação, e além das especialidades que já citamos aqui o contador pode ser analista, trabalhar no escritório de contabilidade, ser consultor financeiro, auditor, mexer apenas com cargos de gestão entre outras áreas.
O que se estuda no curso de Contabilidade?
No curso e contabilidade se estuda o objetivo da contabilidade, o que é contabilidade, origem da contabilidade e os processos das empresas, também como os tipos de pessoas jurídicas ( LTDA,ME,MEI, EIRELI, SLU…), os direitos e deveres, DRE, balancetes, cenários econômicos e financeiros e muito mais, geralmente são quatro anos onde o estudante ira se aprofundar em cada área da contabilidade.
Afinal qual objetivo da contabilidade um negócio?
Com tudo o que foi explicado aqui, chegamos a conclusão que o objetivo da contabilidade é fazer com que a empresa se mantenha em dia com suas obrigações e deveres, além de ter suas finanças controladas e manter a parte burocrática em dia.
Se você é um empreendedor e procura por um contador aqui na nossa plataforma mãos você pode se conectar com até 4 contadores de forma totalmente gratuita, então se esse é o seu caso visite nossa pagina e faça seu cadastro para mais informações.
O post Objetivo da contabilidade para o bom andamento do negócio – 4 Mãos apareceu primeiro em 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores.
fonte original: 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores https://ift.tt/QZXv3dm
Nenhum comentário:
Postar um comentário