quarta-feira, 6 de abril de 2022

Ebit e ebitda: Entenda o que é e qual a diferença? - Passeios em Alagoas

4 min de leitura

Se você encontrou esse texto é porque esta na dúvida se existe alguma diferença entre ebit e ebitda, ou porque esta começando na contabilidade, ou até mesmo abrindo o seu negócio próprio e se deparou com essa questão.

Felizmente podemos te dizer que você encontrou o conteúdo certo, pois aqui vamos falar tudo o que você precisa saber sobre, o que é ebit, ebitda DRE e a principal questão que é “ebitda é ebit?” de forma clara e rápida, então fique com a gente ate o final e saiba tudo o que precisa saber.

Ebit e Ebitda: Você sabe para que serve?

Se você nunca ouviu fala de ebit e ebitda, fique sabendo que ebit e ebitda são indicadores usados na gestão financeira das empresas, eles servem para apontar os lucros e prejuízos das empresas e geralmente são usados por investidores.

Com ebit e ebitda os gestores e administradores conseguem ter uma visão mais ampla da gestão financeira da sua empresa e isso faz com que esses gestores e administradores crie estratégias para manter a saúde financeira da empresa saudável.

Entre ebit e ebitda existe uma diferença que  pode causar um desiquilíbrio na hora de montar o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) , e é por isso que vamos deixar bem claro qual é essa pequena diferença entre o ebit e ebitda.

Ebitda significa exatamente o que?

No inglês Ebitda é: Earnings Before Interest Rates, Taxes, Depreciation and Armotization, que traduzindo para o português, ebitda definição: Lucro Antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização.

Para deixar bem claro vamos deixar aqui um exemplo, pense em uma empresa de médio ou grande porte.

Essa empresa tem o seu DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), uma ferramenta que mostra desde a receita, gastos, despesas até chegar no lucro liquido. É depois de fazer as contas e chegar no fim do DRE que a Ebitda entra para mostrar os resultados dos lucros operacionais, diferente do Ebit que calcula Depreciação e Amortização, na Ebitda esses dois pontos não são levados em consideração, ou seja o Ebitda não leva em consideração os impostos, despesas administrativas nem as despesas financeiras.

Talvez você ainda tenha ficado com muitas dúvidas, mas agora vamos explicar o Ebit para que essas informações fiquem completas em sua cabeça.

E no caso ebit significa o que?               

Vamos pegar essa mesma empresa do Ebitda, com esse mesmo DRE, mas agora vamos pensar no Ebite que em inglês significa Earnings Before Interest and Taxes e em português, significa “lucro antes dos juros e tributos”.

Vimos que no Ebtda não deveríamos somar as depreciações nem as amortizações, já aqui no Ebit vamos considerar o lucro liquido depois de somar as depreciações e as amortizações.

Vale dizer que o DRE vai seguir sua estrutura normal, mas o que eu ira mudar é apenas a soma da depreciação e amortização onde devem ser consideradas.

Então ebitda é ebit?

Tanto ebit e ebitda são os lucros operacionais, a diferença é que ao montar um negócio se deve pensar se ira analisar os resultados do DRE pela visão do Ebit ou do Ebitda.

O Ebit e ebitida são eficazes e os dois trazem bons resultados as empresas, depende apenas de como os gestores preferem administrar a empresa, mas independente do ebit ou ebitda os resultados estarão claros e será possível analisar a suade financeira da empresa sem qualquer problema.

Como funciona o ebitda dre?

Como explicamos o Demonstrativo do Resultado do Exercício é o que revela o lucro bruto e liquido e nele é calculado detalhadamente os custos dos produtos vendidos, despesas administrativas, despesas financeiras, abatimentos ,ebitda e abit até chegar no lucro liquido.

O Ebitda serve para mostrar o resultado da empresa antes de chegar no IR (imposto de Renda), depreciação e a amortização.

Então se você analisar o resultado apenas pelo ebitda não estará levando em consideração a depreciação de seus materiais.

O ebitda não conta com esses pontos porque independente da depreciação e da amortização que acontece ao decorrer do tempo isso não ira interferir no caixa da empresa.

Enfim como calcular o Ebit e Ebitda?

Resumidamente para calcular o ebitda e ebit contabilidade, você deve seguir a estrutura do DRE, sem deixar passar nada para que você tenha um resultado exato na hora de fazer o plano de seu negócio, essa estrutura é composta da seguinte forma:

  1. Receita liquida;
  2. Custo de produtos vendidos ( onde ira mostrar o resultado do lucro bruto);
  3. Despesas e receitas operacionais administrativas e gerais;
  4. Demais receitas e despesas (Onde terá o resultado do Ebtida);
  5. Depreciação e amortização;
  6. Resultado ebit
  7. Resultado financeiro;
  8. IR e CS;
  9. Lucro liquido.

Conseguiu entender a diferença entre ebit e ebitda? Nós esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender sobre ebitda ajustado e o ebit, e deixamos uma dica para você que esta começando o seu negócio agora ou precisa de mais dicas sobre a contabilidade. Visite nossa pagina, pois lá você ira encontrar conteúdos como esse que poderão te ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo e contabilidade.

Como abrir uma empresa

O post Ebit e ebitda: Entenda o que é e qual a diferença? apareceu primeiro em 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores.



fonte original: 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores https://ift.tt/TGbdXBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário