O negócio de alimentos geralmente é altamente competitivo, porque sabemos que a comida é um produto sempre necessário. Afinal, enquanto você sentir fome, procurará uma boa refeição. Por este motivo, aumentou a procura de mercado sobre “como abrir uma empresa restaurante?” ou “como abrir um restaurante caseiro?” e “como abrir um restaurante?”
Os nichos de mercado são diversos, especialmente se entendermos que existem muitos clientes com uma alimentação especial.
Atualmente, é comum ver espaços dedicados a diferentes ideais de alimentação: pratos saudáveis, culinária vegetariana, vegana, ramo de sobremesas, comidas típicas como pratos mexicanos, peruanos, ingleses, americanos, ou então slow food, fast food e muito mais. Há muitos aspectos, para serem explorados. No caso, todo mundo tem espaço nesta jornada de como abrir uma empresa restaurante!
No entanto, sabemos que o primeiro passo para criar nosso próprio negócio é difícil, principalmente quando consideramos os custos de investimento.
Desta forma, sabemos que existem diversos custos envolvidos: contratação de pessoal, espaço, mão de obra, estoque, logística, gestão, marketing e mais.
Também sabemos que, com exceção de certos casos, os lucros de qualquer projeto não serão gerados imediatamente após o início da idealização da ideia. Leva tempo para construir uma marca, atrair uma audiência e construir uma reputação. E em meio a tudo isso, ainda é necessário fazer com que os clientes continuem aumentando.
Por esse motivo, muitos empreendedores iniciam suas atividades no vermelho, esperando que o desenvolvimento da ideia de como abrir uma empresa restaurante transforme essas despesas em lucros em algum momento.
Com dedicação, paciência e organização, você irá longe, basta se empenhar, pesquisar e ir atrás daquilo que você acredita!
Não perca o conteúdo que preparamos para você entender como abrir uma empresa restaurante, ou “como abrir um restaurante caseiro?” e “como abrir um restaurante?”. Vamos lá:
1- Como abrir uma empresa restaurante: Pesquise sobre o mercado
Ao iniciarmos dando dicas de como abrir uma empresa restaurante, temos que ter em mente que se trata de um ramo bem concorrido que vem crescendo e gerando diversas vertentes. Por este motivo, você irá precisar criar seu diferencial competitivo, sendo assim, uma análise sobre o mercado é muito bem-vinda.
Portanto, a pesquisa é o primeiro passo em sua jornada sobre como abrir uma empresa restaurante, de “como abrir um restaurante caseiro?” e “como abrir um restaurante?”. Idealize bem como atuar de forma inovadora, entregando um algo ao público que não é facilmente encontrado ou igualado no mercado.
Ressaltamos que seu diferencial competitivo pode ser sobre diversas questões, como precificação, metodologia de entrega adotada (como entregas rápidas), pode ser sobre o próprio ambiente de atendimento (quando o espaço é pensado para agregar valor à sua marca, as pessoas se sentirão acolhidas e felizes por estarem ali, pode ser uma ótima ideia de atração de mercado), ou então a utilização de um ingrediente secreto, entre diversos outros fatores.
Por fim, quando pensar em como abrir uma empresa restaurante, de “como abrir um restaurante caseiro?” e “como abrir um restaurante?”, pesquise bastante! Desta forma você produzirá novas ideias, e para que sua ideia fique ainda mais original e divertida, que tal juntar diversas ideias e criar uma proposta ainda não vista nesta jornada de como abrir uma empresa restaurante?
2- Como abrir uma empresa restaurante: Legalização de processos
O passo 2 para você que está à procura de como abrir uma empresa restaurante é ir atrás da formalização sua empresa legalmente.
O processo de legalização é fundamental para a iniciação das empresas, porque somente assim ela pode usufruir dos mais variados benefícios, como captar recursos junto à instituições financeiras e realizar a emissão de notas fiscais.
Posteriormente à formalização, a empresa em questão pode vender por meio de licitações ou prestar serviços a instituições públicas e não correm mais o risco de serem punidas (com multas por exemplo) na ocorrência de uma fiscalização.
Ademais, uma empresa que não é formalizada legalmente não poderá contar com colaboradores, pelo menos não formalmente, com todos os benefícios de um funcionário convencional.
Para dar início aos processos de como abrir uma empresa restaurante, são necessárias atuações e registros nos seguintes órgãos:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- Prefeitura do Município;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.
- Emitir as certidões de Uso do Solo e Número Oficial;
- Alvará de funcionamento e de licença sanitária.
Os registros apresentados acima são os mais comuns, porém há outros processos específicos em casos particulares, para isso indicamos fortemente um profissional contábil que entenda sobre a área, para que assim possa prestar o suporte necessário e de forma personalizada como abrir uma empresa restaurante, “como abrir um restaurante caseiro?” ou ainda “como abrir um restaurante?” no seu caso.
Desta forma, neste processo de como abrir uma empresa restaurante, não deixe de pensar em considerações como enquadramento tributário, gestão financeira e mais. Veja a seguir:
3- Como abrir uma empresa restaurante: Enquadramento Tributário
Hoje em dia, no Brasil, existem alguns modelos de atuação disponíveis no mercado, como o Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, MEI, ME, entre outros aspectos tributários.
Quase sempre, para empreendedores que estão iniciando sua jornada em como abrir uma empresa restaurante, o mais favorável é o modelo de atuação MEI (Microempreendedor Individual), mas não são todos que podem se enquadrar aqui, e isso se explica pois assim como os outros modelos de atuação do mercado, o MEI foi criado para favorecer um certo nicho de mercado.
VEJA COMO CONSEGUIR SEUS PRIMEIROS CLIENTES EM QUALQUER MODELO DE NEGÓCIO, CLIQUE AQUI!
4- Como abrir uma empresa restaurante: Gestão Financeira
Em nosso quarto passo nesta lista de dicas para você que está começando nos negócios e busca saber mais sobre como abrir uma empresa restaurante, temos o planejamento de sua gestão financeira. Contudo, você precisa ter capital inicial, além de ter noções sobre fluxo de caixa e até margem de lucro, para que desta forma, não trabalhe praticamente de graça.
Pensando em uma boa gestão financeira, ter uma boa organização é uma tarefa imprescindível nesta etapa sobre os processos de Como abrir uma empresa restaurante. A seguir, citaremos alguns benefícios que advém de uma boa gestão financeira, mostrando como ela é extremamente necessária para quem está iniciando sua jornada em como abrir uma empresa restaurante:
Tranquilidade financeira
Organizando o setor financeiro de seu negócio sua tranquilidade nesse âmbito também aumentará. Portanto tenha controle sobre pagamentos de contas ou pretensão de realização de investimentos a curto e longo prazo. Tendo a devida organização em dia, você terá mais consciência de todos os dados sobre os gastos do seu negócio, conseguindo evitar qualquer tipo de surpresa desagradável nesta jornada de como abrir uma empresa restaurante.
Redução de custos
Analisar todas as suas despesas e custos em diversos tipos de processos de produção e venda, gerando informações relevantes é um dos benefícios de uma boa gestão financeira. Sendo assim, é possível identificar algum gasto que seja desnecessário no momento. Desta forma, você reduzirá os gastos nos momentos mais delicados e precisos, como no caso de crises internas e nacionais.
Informações fiéis
Organizando e analisando as finanças de sua empresa, você terá em mãos dados essenciais, já que todas as informações de seu departamento financeiro serão controladas diariamente e com cuidado. Tanto para quem quer saber como abrir uma empresa restaurante quanto para outros modelos de empreendimentos, os dados fazem toda a diferença no diagnóstico e desenvolvimento de novas estratégias.
Aumenta a segurança dos dados
Com a gestão financeira executada corretamente, é possível acompanhar de perto os movimentos de seu negócio em sua trajetória de Como abrir uma empresa restaurante. Faça backups e não deixe de registrar tudo para garantir que seus dados estejam seguros caso seja necessário consultá-los no futuro.
Sua segurança aumenta quando o controle é feito em softwares online, que salvam dados na nuvem, melhorando assim o sigilo das informações. Nesses casos, outra vantagem é que esses sistemas permitem os dados serem acessados de qualquer dispositivo móvel que disponha de internet.
Auxílio nas tomadas de decisões
Com informações precisas das finanças de seu empreendimento em mãos, e não errando no preenchimento de nenhum dado ou relatório, você tem a oportunidade de se organizar diante de determinada tomada de decisão, seja para um novo investimento ou para alguma negociação com fornecedor ou cliente.
O bem estar financeiro de sua empresa deve ser uma preocupação fundamental desde antes do início de sua atuação, tanto em como abrir uma empresa restaurante quanto em diversos outros ramos.
VEJA COMO CONSEGUIR DINHEIRO PARA ABRIR SEU NEGÓCIO, CLIQUE AQUI!
Esta questão da gestão financeira acaba se tornando boa parte do plano de negócio de uma empresa, porém devemos nos atentar aos outros âmbitos que isto agrega, como o planejamento tributário, fiscal, trabalhista e mais. Entretanto, enfatizamos neste conteúdo a questão financeira pois sem ela, seu negócio não irá fluir bem, nem mesmo irá poder iniciar suas atividades.
Não deixe esta etapa de Como abrir uma empresa restaurante para mais tarde, se você começar atuando com uma boa base estratégica, seu empreendimento com toda certeza chegará mais longe, tendo uma base estável e saudável.
Como abrir uma empresa restaurante com mais praticidade e assertividade?
Depois de termos mostrado como abrir uma empresa restaurante, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas, além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária, fiscal, ficando totalmente em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.
Com este profissional você saberá muito mais sobre como abrir uma empresa restaurante, e terá:
- Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
- Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
- Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
- Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
- Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
- e muito mais!
Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC
A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.
Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível escolher a melhor oportunidade de negócio.
Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferencias, evidenciando suas necessidades!
Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.
Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!
Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!
E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.
O post Como abrir uma empresa restaurante: entenda mais sobre este processo apareceu primeiro em 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores.
fonte original: 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores https://ift.tt/2ZRJyIl
Nenhum comentário:
Postar um comentário