Segundo estatísticas como o IBGE, o maior número de empresas que estão no mercado atualmente são do segmento de prestação se serviços. Sendo assim, a procura por entender mais sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços individual vem crescendo a cada dia mais.
Por isso, afim de ajudar você que deseja se tornar um empreendedor de sucesso, preparamos 5 passos sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços, além de deixarmos dicas extras para o seu melhor entendimento do assunto.
Portanto, tudo isso será explicado de uma maneira básica e simplificada, sem aquele linguajar complicado de compreender. Continue lendo e em alguns minutos você terá informações valiosas para seu início no ramo de prestação de serviços:
1- Como abrir uma empresa de prestação de serviços: Escolha um nome adequado
Profissionais técnicos de diferentes áreas e envolvidos em ocupações regulamentadas podem iniciar o processo de como abrir uma empresa de prestação de serviços.
Provedores de serviços autônomos também podem iniciar as atividades sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços. No entanto, em qualquer caso, a primeira etapa de como abrir uma empresa de prestação de serviços é definir o nome da sua empresa.
Mesmo se você já souber qual nome dar à empresa, precisará pesquisar se não há outra empresa com o mesmo nome. Isso pode ser principalmente feito na Junta Comercial do seu estado.
2- Como abrir uma empresa de prestação de serviços: Decida seu regime tributário
O segundo passo sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços é determinar a estrutura legal que melhor se adequa ao seu negócio.
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma legal bem simplificada, adequada eventualmente para pessoas que trabalham sozinhas ou têm apenas um funcionário.
Entretanto, é necessário garantir que suas atividades possam ser enquadradas neste modelo de regime tributário. Veja alguns exemplos de negócios que podem se enquadrar neste modelo:
- Agente de viagens;
- Alfaiate;
- Animador de festas;
- Barbeiro;
- Bombeiro hidráulico;
- Borracheiro;
- Cabeleireiro;
- Caminhoneiro de cargas não perigosas;
- Cantor;
- Carpinteiro;
- Chaveiro;
- Comerciantes em geral;
- Dedetizador;
- Depilador;
- Diarista;
- Editor de vídeos;
- Eletricista de automóveis;
- Eletricista de residências e estabelecimentos comerciais;
- Encanador;
- Estofador;
- Fabricante de materiais diversos;
- Ferramenteiro;
- Ferreiro;
- Filmador;
- Fotógrafo;
- Instalador de antenas, equipamentos de segurança e vigilância e produtos em geral;
- Instrutor de idiomas;
- Jardineiro;
- Jornaleiro;
- Locador de aparelhos eletrônicos;
- Manicure;
- Maquiador;
- Marceneiro;
- Mecânico de veículos;
- Montador de móveis;
- Motoboy;
- Mototaxista;
- Ourives;
- Padeiro;
- Pedreiro;
- Peixeiro;
- Pintor de automóveis, casas e estabelecimentos comerciais;
- Promotores;
- Relojoeiro;
- Reparador de artigos em geral;
- Serralheiro;
- Soldador;
- Sorveteiro;
- Tapeceiro;
- Tatuador;
- Técnicos;
- Tintureiro;
- Torneiro mecânico;
- Transportador de mudanças;
- Vendedor ambulante de produtos alimentícios;
- Vidraceiro de automóveis;
- Vidraceiro de casas e estabelecimentos comerciais.
- entre outros.
Mas, a título de curiosidade, iremos lhe mostrar os 3 principais regimes tributários que existem, para que assim você tenha ainda mais informações sobre este mundo e tenha maior conhecimento nessa sua jornada de como abrir uma empresa de prestação de serviços. Lembramos que para melhor adequação das normas, para que você empreendedor possa contar com vantagens como a redução de impostos, indicamos fortemente o auxílio de um profissional contábil. Veja nosso resumo:
Simples Nacional
Para tal regime tributário reunimos estas informações para você que está na jornada de como abrir uma empresa de prestação de serviços:
– A receita anual total de cada empresa neste regime tributário não excede 4,8 milhões de reais;
– Esse modelo de atuação reduz as alíquotas de impostos, porque combina oito tributos e contribuições: PIS, Cofins, IPI, ICMS, CSLL, ISS, imposto de renda corporativo e, em alguns casos, o INSS do empregador.
Entretanto, para você que está buscando como abrir uma empresa de prestação de serviços individual, este é o regime tributário mais vantajoso, para os que coletam o pagamento do INSS separadamente, portanto suas taxas variam de acordo com a folha de pagamento.
Lucro Real
Continuando as informações para você que está na jornada de como abrir uma empresa de prestação de serviços, sobre o Lucro Real:
– Este regime tributário é obrigatório para empresas que possuem uma receita bruta de até 78 milhões de reais (anualmente);
– Indicado para empresas que atuam no setor financeiro;
– Nesse caso, a taxa é calculada com base nos lucros reais (ou seja, receita menos despesas).
Portanto, a conta da empresa que optar pelo Lucro Real, deve ser bem organizada, revisada e constantemente avaliada.
Regime tributário Lucro Presumido
Como no anterior, este regime tributário permite que qualquer empresa se registre no Lucro Presumido. No entanto, sob esse sistema tributário, sua renda anual não pode exceder 78 milhões de reais. No caso de seu faturamento anual passar do limite previsto, as taxas de imposto de renda e CSLL são definidas pela Receita Federal.
Cada regime tributário possui suas particularidades, suas vantagens e pontos negativos. Por isso, para obter maiores informações para sua jornada de como abrir uma empresa de prestação de serviços, entre em contato com um contador.
3- Como abrir uma empresa de prestação de serviços: Registre-se na Junta Comercial
Continuando nossa saga de como abrir uma empresa de prestação de serviços individual, é necessário partir para as demais formalidades.
Vá até a Junta Comercial ou Cartório de sua cidade para se tornar uma pessoa jurídica. Assim que este processo for realizado, sua empresa passará a existir oficialmente.
Caso você tenha sócios, neste momento será necessário apresentar os seus documentos e os dos demais colaboradores que estarão nesta posição.
Posteriormente, todas as etapas na Junta Comercial você recebe o Número de Identificação do Registro de Empresa, com o qual é possível passar para a próxima etapa, a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica, o CNPJ.
4- CNPJ
Todavia, continuando nossa saga de como abrir uma empresa de prestação de serviços individual, é necessário ter seu CNPJ. É um procedimento simples, pode ser realizado online:
1- Acesse o Portal do Empreendedor para dar início ao cadastro;
2- Na tela de formalização é possível começar o seu registro de Microempreendedor Individual;
3- Tenha em mãos os seus dados pessoais, como CPF e título de eleitor para dar continuidade.
Se sobrou alguma dúvida sobre o CNPJ no processo de como abrir uma empresa de prestação de serviços, entre no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/. Lá eles respondem perguntas frequentes e desmistificam todas as questões mais teóricas sobre o assunto, assim você fica sabendo com mais detalhes sobre o CNPJ no processo de como abrir uma empresa de prestação de serviços.
Lembramos ainda que para demais medidas sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços, serão necessários alvarás de funcionamento, entre outros processos de legalização específicos para cada modelo de atuação.
5- Plano de negócio
O plano de negócio é um processo bem importante em como abrir uma empresa de prestação de serviços. Então, qualquer modelo de negócio precisa de um bom planejamento. Afinal, ele servirá como guia para o empreendedor seguir uma risca para atingir suas metas profissionais.
Nesta etapa de como abrir uma empresa de prestação de serviços, é necessário definir o público-alvo, a equipe de colaboradores e o plano financeiro.
No plano de negócio, é necessário incluir estratégias de marketing, não apenas envolvendo publicidade, mas também canais que prestam serviços pela Internet, por meio de parcerias e entre outros meios. Outro ponto importante é a verificação de fornecedores.
Ou seja, é necessário uma análise completa do que será feito dentro dos métodos sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços. É preciso muita pesquisa e empenho da parte do empreendedor, e muitas vezes a ajuda de profissionais cabe de forma excelente para todo o planejamento.
Como garantir que minha empresa está totalmente formalizada?
(IMAGEM)
Agora que você já entendeu como abrir uma empresa de prestação de serviços e quer alavancar suas vendar, pois além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária, fiscal, ficando totalmente em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.
Com este profissional você saberá muito mais sobre como abrir uma empresa de prestação de serviços, e terá:
– Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
– Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
– Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
– Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
– Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
– e muito mais!
Como abrir uma empresa de prestação de serviços: encontrando o melhor escritório contábil
Bem para encontrar o melhor escritório de contabilidade, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:
– Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
– Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
– Meio termo entre os dois acima.
E ainda suas preferencias:
– Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto);
– Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
– Empresa de contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
– Prefere baixo custo?
– Prefere custo-benefício?
– Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?
E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?
E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?
Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!
Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC
A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.
Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível escolher a melhor oportunidade de negócio.
Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferencias, evidenciando suas necessidades!
Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.
Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!
Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!
E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.
O post Como abrir uma empresa de prestação de serviços apareceu primeiro em 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores.
fonte original: 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores https://ift.tt/2CpRM1t
Nenhum comentário:
Postar um comentário