Uma opção ainda pouco explorada por varejistas e atacadistas é o marketplace.
De início, muitos empreendedores rapidamente optam por abrir seus próprios e-commerces, um site ou uma página das redes sociais, mas poucos sabem ou se lembram da existência do modelo de marketplace.
O que é uma pena, já que o marketplace explora um potencial de vendas para o varejo tradicional e diminuição de custos inimaginável.
Você sabia que em 2020 o marketplace cresceu cerca de 11% a mais que o e-commerce, com 73,2 bilhões em vendas?
Nós podemos notar pelos grandes nomes do Mercado como Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza, por exemplo.
Porém, apesar do crescimento, ¼ dos consumidores não sabe o que é um marketplace, o que é um número alto. Talvez, você que chegou até aqui não saiba exatamente o que é e nem suas vantagens.
Para isso escrevemos este artigo, oferecendo todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!
Primeiramente, o que é marketplace?
Basicamente, o marketplace é como um grande shopping virtual no qual varejistas criam suas lojas e expõem seus produtos.
É um portal colaborativo onde empresas divulgam seus produtos e o consumidor pode escolher os que mais lhe agradam, dando ao cliente a possibilidade de acesso a ofertas de centenas de empresas em um único lugar.
É uma terminologia de mercado relativamente nova no Brasil, tendo ganhado espaço principalmente em 2012, com esse grande diferencial de o consumidor ter essa espécie de catálogo com inúmeros produtos e vendedores em um único site.
Como funciona na prática? Qualquer empresa pode participar?
Não há grandes segredos para o funcionamento de um marketplace. As empresas podem se cadastrar de forma fácil e até mesmo gratuitamente.
Geralmente, é necessário que a empresa atenda aos seguintes requisitos para se cadastrar:
- Ter um CNPJ (que pode ser MEI, com um CNAE que permita atuar no varejo);
- Não ter restrições no CNPJ;
- CNAE para varejo. Você pode buscar o CNAE apropriado no site da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), na divisão 47;
- Estar apto para emitir notas fiscais;
- Ter um capital social mínimo de R$ 1.000,00;
- Conta corrente CNPJ.
Após o cadastro a empresa criará sua loja e poderá divulgar seus produtos, sendo possível para o usuário acessá-los através do seu histórico de busca.
A forma de captação de um serviço de marketplace geralmente acontece por comissão e, muitas vezes, a empresa responsável pela gestão do marketplace também se responsabiliza pela intermediação de pagamento e frete, por exemplo.
Ou seja, há a possibilidade de uma loja não pagar nada para se cadastrar, porém sendo necessário pagar uma comissão de acordo com a quantidade de vendas realizadas.
Fique atento às regras, cada marketplace possui sua forma de administração diferente, leia atentamente cada cláusula do contrato antes de finalizar o cadastro e começar suas vendas.
Quais são as vantagens e desvantagens do marketplace?
O marketplace traz benefícios para todos os participantes: o consumidor, o lojista e o operador da plataforma.
Para o lojista, os maiores benefícios estão na praticidade para abrir uma loja virtual, logística e diminuição de custos.
Confira aqui os benefícios completos:
- Baixo investimento: já que não é necessário para o lojista criar um site, gastar com suporte, programação, marketing, etc. Isso porque a maioria dos portais possuem seu próprio plano de mídia ativo e sua estrutura pronta para pagamento e envio de mercadorias.
- Alta visibilidade: os marketplaces tem um alto número de visitas e, consequentemente, isso também beneficiará sua empresa, diminuindo a necessidade de investimentos e tempo em divulgação. Com um e-commece, uma loja pode precisar investir cerca de 15 a 20% em marketing, o que com o marketplace é reduzido.
- Aumento das vendas e maior retorno: empresas que fazem anúncios em marketplace tem 60% de seu faturamento e vendas vindo desses portais. E o melhor! Com retorno rápido. Muitas lojas que fazem promoções em um marketplace conseguem esgotar seus estoques em até 24 horas.
Porém, como nem tudo são flores, o marketplace também tem suas desvantagens. Sendo as principais delas a dependência da loja em relação ao marketplace, a falta de controle e a alta comissão por vendas.
Marketplaces de sucesso no Mercado
Se você está pronto para começar a decolar suas vendas através desse modelo de Mercado, confira aqui alguns grandes marketplaces que você pode optar:
- Amazon: uma gigante fundada em 1994 que atua até hoje e trabalha com produtos em todo o mundo.
- Americanas: com custo inicial zero e com a chance de aproveitar da grande visibilidade que a empresa proporciona e segurança contra invasões e fraudes.
- Magazine Luíza: é um dos maiores players brasileiros com mais de 35 milhões de acessos, com uma plataforma intuitiva e excelente experiência de compra, além de suporte especializado para os vendedores.
- Facily: um app super intuitivo que traz uma plataforma social que permite compras em grupo de produtos como eletrônicos, mercado e hortifrúti, petshops e muito mais. Se você faz parte de alguns desses nichos, entre em contato pelo telefone facily e saiba mais!
- eFácil: um marketplace que abrange uma diversa gama de produtos que vão desde bebidas à eletrônicos, eletromésticos e utilidades domésticas. A plataforma também é muito intuitiva e tem de tudo, inclusive com muitas promoções. Se você é varejista e deseja uma plataforma fácil de se cadastrar e com boa visibilidade, entre em contato pelo telefone e-fácil para saber mais detalhes!
Gostou das nossas dicas? Então não perca essa oportunidade de expandir o seu negócio!
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